Casei Vida de casado

No início, “tudo são flores”! SQN

19 de agosto de 2015
Casal feliz dançando

Quem nunca ouviu o famoso ditado popular sobre casamento “No começo, tudo são flores”? A ideia desse ditado é de que, no início do casamento, o amor e a paixão são maiores e o casal ainda é jovem, ou seja, tem muita disposição para lidar com os desafios da vida a dois.

Sou casada há 2 anos e quase todos os casamentos recentes que acompanhei, incluindo o meu, revelam o contrário dessa premissa. Na verdade, os primeiros meses e anos são os mais desafiadores do casamento. A taxa de divórcios nos primeiros anos de casamento revela como essa verdade é realmente gritante. Lembro que ouvia de alguns amigos: “Olha, no início vai ser difícil. Mas, persevere”. Achava engraçado, pois não entendia muito bem o que eles estavam querendo dizer.

Em geral, toda a dificuldade que ocorre não é pela falta de amor, mas de ferramentas para conviver com outra pessoa que é totalmente diferente de você. Além de todas as outras responsabilidades que passam a existir e que, geralmente, pouco faziam parte da vida do jovem casal (afazeres domésticos, pagar as contas, preocupar-se com o outro, trabalhar, cuidar da saúde etc).

Por isso, sugiro que você, noivinha, não se esqueça de planejar e pensar um pouco com seu futuro marido sobre como será o início da vida de vocês. Sem planejamento e conversa tudo pode virar uma grande bola de neve que acabará em discussões, grosserias, choros e rancores. Não é isso o que queremos!

Planeje a rotina doméstica de sua casa

Conversem sobre o que cada um gosta de fazer em casa e sobre o que não gostam. O que vocês não gostam deverá ser dividido amigavelmente ou até revezado. Tentem ser justos nas divisões domésticas e sem esse papo de que “isso é de mulher” e “isso é de homem”. Deixem tudo anotado.

Planeje a vida financeira

Como vai funcionar o pagamento das contas? Os dois têm salários? Apenas um tem renda fixa? Quem vai pagar qual conta? O dinheiro é dos dois ou cada um é dono do seu próprio salário? Coloquem numa planilha o orçamento de vocês com todos os gastos. Vejam quanto sobra e o que farão com esse valor. Não deixem de pensar na saúde, na poupança e na aposentadoria.

Resolva gentilmente os conflitos

O casamento é um reflexo do namoro. Se vocês já conseguem resolver os conflitos com mais sabedoria, depois fica mais fácil. Se houver um desacordo, não se exalte, não grite e não seja grosseiro. Pense que na sua frente tem alguém que te ama e escolheu viver com você pra sempre. Respire e, talvez, peça um tempo para pensar. Mas, nunca, nunca, vá dormir sem resolver um problema. Além de não dormir, seu coração ficará totalmente impregnado de rancor, o pior inimigo que você pode ter no casamento.

Escolha o amor todos os dias

O amor vai além de sentimentos. É a escolha diária de se comprometer com alguém, independente das emoções momentâneas que você possa sentir. Independente de como você estiver se sentindo em determinado dia, escolha cuidar, preocupar-se, demonstrar carinho, se colocar no lugar. São essas atitudes que sustentam o relacionamento no dia a dia.

Você também pode gostar

Powered by themekiller.com anime4online.com animextoon.com apk4phone.com tengag.com moviekillers.com