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4 Alimentos que ajudam combater a ansiedade

4 de agosto de 2015

Está cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar, ataques de gula e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que está por vir.

Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. Vamos conhecer alguns?

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Estudos comprovaram que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal, responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. “Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências” ressalta a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.

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O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. Dê preferência ao chocolate amargo, menos calórico e mais rico em flavonoides.

Carnes e peixes

Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. “A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções. Dê sempre preferência às carnes brancas e magras“, recomenda a nutricionista Rosana Farah.

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Banana

Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que ela carrega, ajudando na produção de serotonina.

Viram? Não é necessário tomar remédios para controlar suas emoções antes do grande dia. Mantendo uma dieta saudável e rica desses alimentos você ficará relaxada para aproveitar o momento.

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